EEIF JOAQUIM PIMENTA
NOSSO LIXO É UM LUXO
Alex Pereira Sales[1]
Antonia Maria Henrique
Maria Elaneide do Nascimento
8º Ano A, B, C e D[2]
APRESENTAÇÃO
O compromisso da sociedade escolar na defesa da preservação ambiental e na busca do compromisso do alunado para a execução desse trabalho é o objetivo central desse projeto. Através das diversas informações ambientais buscamos o engajamento dos membros da comunidade escolar.
O lixo é caro, gasta energia, leva tempo para se decompor e demanda muito espaço. Mas o lixo só permanecerá um problema se não dermos a ele um tratamento adequado, é preciso reciclar nosso modo de viver, produzir, consumir e descartar.
JUSTIFICATIVA
Sendo o homem um ser social, sua característica principal é interagir consigo mesmo, com o outro e a natureza. Para satisfazer suas necessidades o homem interfere na natureza causando impacto negativo para presentes e futuras gerações. Os cuidados com o meio ambiente são necessários porque dependemos dela para existir.
O presente projeto vem mostrar que é necessário o envolvimento para que o compromisso e o conhecimento do aluno no desencadeamento das ações tomadas para garantia da qualidade de vida e ambiental venham minimizar ou eliminar os danos ambientais causados pela disposição irregular do lixo.
É certo que o meio ambiente precisa de ajuda para que assim possamos ter uma qualidade de vida mais humana e mais sadia. Por isso, esperamos com a prática do projeto conscientizar e atuar junto com os educandos mostrando a importância que o ambiente tem em nossas vidas e em futuras vidas, além de praticar atos que ajudem a minimizar os danos que causamos.
OBJETIVO GERAL
Esse projeto tem como objetivo principal despertar o compromisso da sociedade escolar na defesa da preservação ambiental
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Preservar a qualidade do meio ambiente escolar;
· Proteger a saúde do alunado e da sociedade em geral;
· Incentivar e promover ações que visem racionalizar o uso de embalagens e o uso desnecessário de papel, etc.;
· Mostrar a importância da reciclagem para preservar o meio ambiente;
· Trabalhar a limpeza da escola, praças e parques em torno da escola.
PÚBLICO ALVO
Alunos (8º Ano) e sociedade escolar.
PLANO DE AÇÃO
1. Apresentação do Projeto aos Alunos
PROCEDIMENTOS
|
PRAZO
|
RECURSOS
|
RESPONSÁVEIS
|
Exposição através de slides.
|
13/10/2011
|
Data show
Notebook
|
Alex, Lulu, Elaneide
|
2. Campanha Publicitária na Escola
PROCEDIMENTOS
|
PRAZO
|
RECURSOS
|
RESPONSÁVEIS
|
Exposição de cartazes com a temática do lixo na escola.
|
13/10/2011 a 20/10/2011
|
TNT, cartolina, fita gomada, pincel, EVA, cola quente.
|
Alunos
|
3. Pesquisa de Campo
PROCEDIMENTOS
|
PRAZO
|
RECURSOS
|
RESPONSÁVEIS
|
Distribuição das fichas de pesquisa aos alunos a serem realizadas no bairro Alto Brilhante.
|
20/10/2011 a 30/10/2011
|
Papel ofício A4, xerox.
|
Alunos
|
4. Blitz do Lixo na Escola
PROCEDIMENTOS
|
PRAZO
|
RECURSOS
|
RESPONSÁVEIS
|
Formação de Grupos para a realização da blitz do lixo na escola.
|
01/11/2011
|
TNT, tinta guache, cestos de coleta seletiva (azul, amarelo, verde, vermelho).
|
Professores e alunos.
|
5. Reciclando para Preservar
PROCEDIMENTOS
|
PRAZO
|
RECURSOS
|
RESPONSÁVEIS
|
Após a coleta realizada na blitz, reciclar o material coletado.
|
2ª quinzena de novembro.
|
Cola, tinta guache, liquidificador, peneiras.
|
Professores e alunos.
|
6. Primeira Mobilização com a Comunidade
PROCEDIMENTOS
|
PRAZO
|
RECURSOS
|
RESPONSÁVEIS
|
Apresentação dos dados tabelados da pesquisa de campo e dos trabalhos de reciclagem.
|
1ª semana de dezembro.
|
Data show, notebook, câmera digital.
|
Professores e alunos.
|
Tauá-Ce
2011
[1] Professores da E.E.I.F.Joaquim Pimenta, Tauá-Ce
[2] Alunos da E.E.I.F. Joaquim Pimenta – Turmas 2011 e 2012
FOTOS DA REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO SOBRE O LIXO NO BAIRRO ALTO BRILHANTE
PRODUÇÕES EM CARTAZES DOS ALUNOS DO 8º ANO SOBRE A CONSCIENTIZAÇÃO DO LIXO NA ESCOLA
PESQUISA DE CAMPO - RESULTADOS
1. O que é lixo pra você?
2. Como sua família guarda o lixo em casa?
3. Existe serviço de coleta de lixo no seu bairro?
4. Com que frequência o lixo é recolhido no sistema regular de coleta?
5. De que forma é feita esta coleta?
6. O que as outras pessoas da sua casa fazem com o lixo?
7. O que é Reciclagem?
8. Quando você vai às compras se preocupa em trazer produtos que causem menos lixo?
9. Existe serviço de limpeza de rua?
10. Com que frequência é feita a limpeza das ruas?
11. Quem faz a limpeza das ruas com maior frequência?
EEIF JOAQUIM PIMENTA
Discussões da Pesquisa de Campo
O projeto em questão emerge como uma das maiores e melhores alternativas de se trabalhar na linha de interdisciplinaridade e tema transversal na escola. Sendo assim, é possível desenvolver nos sujeitos envolvidos no projeto uma conscientização acerca das problemáticas que afetam o meio ambiente. Com o objetivo de conhecer, analisar e agir na problemática do lixo no bairro Alto Brilhante, na cidade de Tauá, desenvolvemos uma pesquisa de campo em algumas ruas do referido bairro, com os alunos do 8º ano, turma de 2011.
Diante do pesquisado, podemos inferir que a população do bairro possui uma visão estreita sobre o que é o lixo, delegando este, como algo que não serve mais para o consumo, o que influi diretamente na concepção de reciclagem dos pesquisados e na preocupação inexistente em consumir produtos que causem menor produção de lixo. Segundo a pesquisa, o bairro possui serviço de coleta de lixo, de limpezas de ruas, mas podemos constatar a presença de alguns terrenos baldios não preservados.
Para a continuidade do projeto, haverá uma mobilização com a comunidade do bairro, com o objetivo de trabalhar os dados coletados na pesquisa sobre a questão do lixo e orientar, através de produções textuais a serem realizadas pelos alunos, diretrizes de cuidados e preservação do ambiente.
No que diz respeito às mobilizações no ambiente escolar, semanalmente, é realizado uma “blitz do lixo”, empenhada pelos alunos com vistas à fiscalização da produção do lixo nas salas de aula e principalmente no momento do intervalo.
Portanto, o projeto em questão resgata e trabalha valores e práticas exitosas que viabilizam uma postura cidadã e ecológica aceitável na comunidade escolar.
MOBILIZAÇÃO COM A COMUNIDADE/PLANTAÇÃO E DOAÇÃO DE MUDAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário